Seitas e Heresias: Os desafios da fé cristã
Conceitos de Seitas e Heresias
Heresia deriva da palavra grega háiresis e significa: escolha, seleção, preferência. Daí surgiu a palavra seita (latim secta, doutrina ou sistema que diverge da opinião geral e é seguido por muitos), por efeito de semântica. Do ponto de vista Cristão, heresia é um ato de um indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da palavra de DEUS e adotar e divulgar suas próprias idéias, ou as idéias de outrem, em matéria de religião. Geralmente é um grupo não-ortodoxo, esotérico (do grego esoterikos, que significa conhecimento secreto, ao alcance de poucos). O termo háiresis aparece no original em Atos 5.17; 15.5; 24.5; 26.5; 28.22. Por sua vez, heresia aparece em Atos 24.15; 1Co11. 19; Gl5. 20; II Pe2. 1. O surgimento das seitas é uma profecia escatológica (Mt24. 24), em que o próprio Senhor nos alertou. Portanto é importante seu estudo, pois, trata-se de um sinal dos tempos anunciado por JESUS e seus apóstolos (II Pe 2.1-3). Em seu sentido mais genérico, seita é "devoção a uma pessoa ou coisa particular, dedicada por uma corporação de adeptos". Esta definição está na raiz de termos como "sectarismo", e por esse ângulo tanto um partido político como uma torcida organizada de futebol poderia ser classificada como "seita". Em nosso estudo, no entanto, estamos interessados em estudá-las de uma perspectiva cristã e, nesse prisma, as seitas aparecem invariavelmente como falsificações da fé cristã.
Podemos dizer que as seitas, em sua maior parte, são o produto final das heresias, ou seja, o resultado da fermentação herética na massa da igreja. Nem toda heresia culmina na formação de uma seita, mas toda seita possui em seu sistema elementos heréticos.
Justificativa
As falsas Religiões têm crescido no mundo todo e alguns fatos justificam a necessidade de informação a respeito destas religiões. Vejamos alguns fatos sobre seitas fanáticas no mundo e no Brasil: Em 1978, o então missionário norte-americano Jim Jones foi responsável pela morte de 900 seguidores, na Guiana francesa, todos envenenados após ter anunciado a eles o fim do mundo. Um fato interessante desse trágico acontecimento foi o depoimento de um dos militares americanos responsáveis pela remoção dos corpos. Ele disse que, após vasculhar todo o acampamento, não foi encontrado um só exemplar de Bíblia. Jim Jones substituiu a Bíblia por suas próprias palavras. Em 1993, o líder religioso David Koresh, que se intitulava a reencarnação do Senhor Jesus, promoveu um verdadeiro inferno no rancho de madeira, onde ficava a seita “Branch Davidian”. Seduzindo os seguidores com a filosofia de que deveria morrer para depois ressuscitar das cinzas, derramou combustível no rancho e ateou fogo, matando 80 pessoas, incluindo 18 crianças.
Em 1997, outra seita denominada “Heaven’s Gate” (Portão do Céu), que misturava ocultismo com fanatismo religioso, levou 40 seguidores ao suicídio. Na ocasião, essas pessoas acreditavam que seriam conduzidas para outra dimensão em uma nave que surgiria na cauda de cometa Halley Bop.
No Brasil também existem muitas seitas e denominações que se reforçam em profecias do apocalipse. Uma das mais conhecidas, devido ao destaque dado pela mídia, são as “Borboletas Azuis”, da Paraíba, que em 1980 anunciou um dilúvio para aquele ano.
Em Brasília, encontra-se o “Vale do Amanhecer”, que conta com aproximadamente 36000 adeptos. No Paraná um homem de nome Luri Thais, se auto-intitula como o próprio senhor Jesus reencarnado. Fundador da seita Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade, ele parece ter decorado a Bíblia de capa a capa e, com isso, tem enganado a muitos. Muitas das seitas são conhecidas dos cristãos brasileiros, a saber: Mormonismo, testemunhas de Jeová, etc. Mas muitas novas seitas pseudocristãs estão chegando ao Brasil e são pouco conhecidas: Igreja Internacional de Cristo /Boston (Igreja de Cristo, no Brasil), Ciência Cristã, Escola Unida do Cristianismo, Meninos de Jesus etc.
Quase todas essas seitas refutam a Trindade (com a conseqüente diminuição do Senhor Jesus Cristo), a ressurreição, a salvação pela graça e contrariam outros princípios bíblicos.
Objetivo
Nosso objetivo é desmascarar as Seitas e as Heresias comparando seus ensinamentos falsos àqueles verdadeiros ensinamentos bíblicos. É demonstrar que a ação diabólica no mundo visa falsificar a interpretação bíblica genuína. Através de uma falsa Hermenêutica e de uma Exegese espúria visa possibilitar a criação de Doutrinas e ou religiões que conduzem a humanidade à perdição. A intenção deste Trabalho é “salvar alguns com temor, arrebatando-os do fogo”, conforme o Apóstolo Judas sugere em sua Epístola.
Que os leitores piedosos das Sagradas Escrituras e verdadeiros Cristãos façam pelas genuínas e eternas verdades bíblicas o que o herege faz pela sua Seita. Não podemos nos calar porque “... O Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência...” conforme escreveu o Apóstolo Paulo na sua primeira Epístola a Timóteo no Capítulo 4 e versículos 1 e 2.
Identificando as seitas
Para se identificar uma seita, observe o que ela prega sobre os seguintes assuntos: A Bíblia Sagrada; A Pessoa de DEUS; A queda do homem e o pecado; A pessoa e a obra de Cristo; A salvação; E o porvir. Se o que uma seita ensina sobre esses assuntos não se coaduna com as escrituras, podemos estar certos de que estamos diante duma seita herética. Observa ainda alguns aspectos comuns às seitas, como por exemplo, as seitas subestimam o valor do Senhor JESUS ou coloca-o numa posição secundária, tirando-lhe a divindade e os atributos divinos como conseqüência. Crêem em apenas determinadas partes da Bíblia e admitem como “inspirados” escritos de seus fundadores ou de pessoas que repartem com eles boa parte daquilo que crêem; Dizem ser os únicos certos e usam de falsa interpretação das escrituras; Ensinam o homem a desenvolver sua própria salvação, muitas vezes, sob um conceito totalmente naturalista. Costumam buscar nas presas em outras religiões, conseguindo desencaminhar para o seu meio, inclusive, muitos bons cristãos.
A astúcia das seitas
Freqüentemente isolacionistas - para facilitar o controle dos membros fisicamente, intelectualmente, financeiramente e emocionalmente. Freqüentemente apocalípticas – dão aos membros um enfoque no futuro e um propósito filosófico para evitar o apocalipse.
Fornecem uma nova filosofia e novos ensinos-revelados pelo seu líder. Fazem doutrinação – para evangelismo e reforço das convicções de culto e seus padrões. Privação – quebrando a rotina do sono normal e privação de comida, combinados com a doutrinação repetida (condicionamento), pára converter o candidato a membro. Muitas seitas contêm sistemas de convicção “não-verificáveis”. Por exemplo, algumas ensinam algo que não pode ser verificado. Uma nave espacial que vem atrás de um cometa, para resgatar um membro. Ou, DEUS, um extraterrestre ou anjo apareceu ao líder e lhe deu uma revelação. Os membros são anjos vindos de outro mundo, etc. Freqüentemente, a filosofia da seita só faz sentido se você adotar o conjunto de valores e definições que ela ensina. Com este tipo de convicção, a verdade fica inverificável, interiorizada, e facilmente manipulada pelos sistemas filosóficos de seus inventores.
A liderança nas seitas
O líder de uma Seita é freqüentemente carismático e considerado muito especial por razões variadas: O líder recebeu revelação especial de DEUS. O líder reivindica ser a encarnação de uma deidade, anjo, ou mensageiro especial. O líder reivindica ser designado por DEUS para uma missão. O líder reivindica ter habilidades especiais. O líder está quase sempre acima de repreensão e não pode ser negado nem contradito.
O comportamento das seitas
Normalmente buscam a fazer boas obras, caso contrário ninguém procuraria entrar para elas. Parecem boas moralmente e possuem um padrão de ensino ético. Muitas vezes quando usam a Bíblia em seus ensinos, utilizam também “escrituras’ ou livros complementares. A Bíblia quando usada, é sempre distorcida, com interpretações próprias, que vão de encontro à filosofia da seita. Muitas seitas” recrutam’ o Senhor JESUS como sendo um deles, redefinindo-o adequadamente. Algumas seitas podem variar grandemente...
- Do estético ao promíscuo.
- Do conhecimento esotérico aos ensinamentos muitos simples.
- Da riqueza e poder à pobreza e fraqueza.
Quem é vulnerável a entrar para uma seita?
Todas as pessoas são vulneráveis. Ricos, pobres, educados, não-educados, velhos, jovens, religiosos, ateus, etc. Perfil geral do membro em potencial de uma seita (alguns ou todos os itens seguintes): Desiludido com estabelecimentos religiosos convencionais. Intelectualmente confuso em relação a assuntos religiosos e filosóficos. Às vezes desiludidos com toda a sociedade. Tem uma necessidade por encorajamento e apoio. Emocionalmente carente. Necessidade de uma sensação de propósito, um objetivo na vida. Financeiramente necessitado.
Técnicas de recrutamento
As seitas encontram uma necessidade e a preenchem. As táticas mais usadas são:
- “Bombardeio de Amor - Love bombing” – que é a demonstração constante de afeto, através de palavras e ações. Às vezes há muito contato físico como abraços, tapinha nas costas, toques e apertos de mão. Emprestam apoio emocional a alguém em necessidade. Ajuda de vários modos, onde for preciso, desta maneira, a pessoa física em débito então com a seita e procura de algum modo retribuir. Elogios que fazem a pessoa pensar que é o centro das atenções. Muitas seitas usam a influência da Bíblia ou mencionam JESUS como sendo um deles, dando validade assim ao seu sistema. Usam versículos tirados da Bíblia fora do contexto. Então misturam os versículos mal interpretados com a filosofia aberrante delas.
- Envolvimento gradual: As pessoas normalmente aceitam as doutrinas de uma seita um ponto de cada vez. Convicções novas são reforçadas por outros membros da seita.
Porque alguém seguiria uma seita?
A seita satisfaz várias necessidades: Psicológica – Alguém pode ter uma personalidade fraca, facilmente manipulável. Emocional – A pessoa pode ter sofrido um trauma emocional recente ou no passado. Intelectual - O membro tem perguntas que este grupo responde.
A seita dá aos seus membros a aprovação, aceitação, propósito e uma sensação de pertencer a algum grupo.
A seita também pode ser atraente por outras razões como: Rigidez moral e demonstração de pureza. Segurança financeira. Promessas de exaltação, redenção, “consciência mais elevada” ou um conjunto de outras recompensas. Depois a pessoa permanece por motivos como:
- Dependência: As pessoas querem freqüentemente ficar porque a seita vai de encontro às suas necessidades psicológicas, intelectuais e espirituais.
- Isolamento: O contato com pessoas de fora do grupo é reduzido e cada vez mais a vida do membro é construída ao redor da seita. Fica muito mais fácil então controlar e moldar o membro.
- Reconstrução cognitiva (lavagem celebral): Uma vez que a pessoa é doutrinada, os processos de pensamento deles/delas são reconstruídos para serem consistentes com a seita a ser submisso a seus líderes. Isto facilita o controle pelos líderes da seita.
- Substituição: A seita e os líderes ocupam freqüentemente o lugar de pai, mãe, pastor, professor etc. Freqüentemente o membro assume as características de uma criança dependente, que busca ganhar a aprovação do líder ou do grupo.
- Obrigação: O membro fica endividado emocionalmente com o grupo, às vezes financeiramente, etc.
- Culpabilidade: É dito para a pessoa que sair da seita é trair o líder, deus, o grupo, etc. È dito também que deixar o grupo é rejeitar o amor e ajuda que o grupo deu.
- Ameaça: Ameaça de destruição por Deus por desviar-se da verdade. Às vezes ameaça física é usada, entretanto não freqüentemente. Ameaça de perder o apocalipse, ou ser julgado no dia de julgamento, etc.
A origem das seitas
Entre muitas razões para o surgimento de seitas falsas no mundo, hoje, destacam-se as seguintes: A ação diabólica no mundo (II Co 4.4). A ação diabólica contra a igreja (Mt13. 25). A ação diabólica contra a palavra de Deus (Mt13. 19); O descuido da igreja em pregar o evangelho completo (Mt13. 25). A falsa hermenêutica (II Pe3. 16); A falta de conhecimento da verdade Bíblica (I Tm2; 4); A falta de maturidade espiritual (Ef4. 14).
Conhecendo algumas seitas e heresias
“O cristianismo é uma religião que por sua natureza exclui quaisquer outros credos como verdadeiros, a não ser ele mesmo”. Por isso, ele entra em choque com as demais religiões existentes, que são sem exceções, produtos das idéias dos homens, que na ânsia de sua procura pelo sagrado, por Deus, aliena-se nas suas próprias imaginações, resultado da depravação total da qual está sujeita a humanidade sem Deus. Enquanto as demais religiões apresentam vários intercessores e deuses e, mormente, vários caminhos que levam a tais deidades, o cristianismo por sua vez apresenta um só mediador e um só caminho que leva exclusivamente a apenas um único Deus verdadeiro. Quase todas as epístolas foram escritas visando à defesa da fé cristã (no sentido de corrigir erros doutrinários) contra os ataques de fora, e muitas vezes de dentro da própria igreja. Nos Capítulos seguintes estaremos estudando algumas das várias “Religiões” com seus ensinos, na maioria das vezes heréticas donde, do ponto de vista Cristão às denominamos Seitas.
Como podemos tirar alguém de uma seita?
A melhor coisa é não tentar um confronto direto no primeiro encontro, o que pode assustar o membro e afastá-lo de você. Se você é um cristão, então interceda em oração pela pessoa primeiro. Para tirar uma pessoa de uma seita é necessário tempo, energia, e apoio. Ensine a verdade .Dê-lhe a verdadeira substituição para o sistema de convicção aberrante que ela apreendeu, ou seja, o Evangelho da Graça de Jesus Cristo. Mostre as inconsistências da filosofia do grupo, à luz da Bíblia. Estude a seita e aprenda sua história, buscando pistas e informações. Tente afastá-lo fisicamente da seita por algum tempo, para quebrar o laço de isolamento. Dê o apoio emocional de que ele precisa. Alivie a ameaça de que se ele deixar o grupo, estará condenado ou em perigo. Geralmente, não ataque o líder do grupo, deixe isso para depois. Freqüentemente o membro da seita tem a lealdade e respeito para com o fundador ou líder. Confronte outros membros da seita ao mesmo tempo, somente quando for inevitável. Esperamos que esta leitura possa dalguma forma ajudar àqueles que estão a procura da verdade libertadora, Jesus Cristo(Jo8.38) .
O genuíno e racional credo cristão
- Quanto à bíblia
- Cremos ser ela a verdadeira, inspirada, infalível e única Palavra de Deus, composta pelo Velho e Novo Testamento, pelos quais devemos nos reger; sendo também a nossa única regra de fé e prática. Cremos de igual sorte na inerrância da mesma, em quaisquer áreas em que porventura venha se expressar.
- Quanto a Deus
- Cremos que há um único Deus todo-poderoso, pessoal, pelo qual tudo veio a existir e que por sua vez se revela e subsiste em três pessoas, a saber: Pai, Filho e Espírito Santo. Igual em sua Divindade, mas distinto quanto à sua personalidade. A Trindade na unidade e a unidade na Trindade.
- Quanto a Jesus Cristo
- Cremos ser Jesus Cristo o Filho de Deus Pai, sendo ao mesmo tempo participante da divindade com o Pai e o Espírito Santo; verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. Cremos em sua ressurreição e ascensão corporal ao céu, de onde virá, no final dos tempos arrebatar os santos e julgar a humanidade impenitente.
- Quanto à salvação
- Cremos que a salvação é providenciada unicamente pela graça de Deus e obtida pela fé no sacrifício de Jesus Cristo na cruz, independentemente de obras humanas, tendo o homem limitado participação através de seu livre arbítrio, aceitando ou rejeitando o dom de Deus.
- Quanto à igreja
- Cremos ser a Igreja o corpo invisível de Cristo na terra sendo orientada pelo único vigário - o Espírito Santo; formada por todos os cristãos salvos independente de denominações. À igreja ainda se reserva a adoração e evangelização do mundo enquanto cumpre as ordenanças instituídas e deixadas por nosso Senhor Jesus Cristo as quais se resumem em duas - santa ceia e batismo.
- Quanto à eternidade
- Cremos que aos salvos está destinado o gozo eterno no céu ao lado de Deus, bem como aos perdidos a maldição eterna no lago de fogo por toda a eternidade.
Que é a salvação verdadeira e bíblica?
Salvação é um dom gratuito
Deus o ama e deseja que você saiba que a salvação não é pelas obras, é um dom. O caminho da salvação provido por Deus é receber a Cristo pessoalmente, confiando nele somente para nos salvar.
Romanos 6:23: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." Não podemos fazer-nos "dignos" da graça de Deus. Salvação é um dom gratuito ao indigno, ao que não merece, e todos nós estamos nesta categoria. "Cristo morreu pelos ímpios" -- Romanos 5:6.
Efésios 2:8, 9: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."
Necessitamos de uma nova natureza!
Deus o ama e deseja que você saiba que há somente um caminho para a salvação, e esse é mediante o nascer de novo.
João 3:7: "Importa-vos nascer de novo." João 1:12 diz-nos como. "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome." Aceitar a Jesus é a única maneira de nascer de novo.
Não somos filhos de Deus por natureza. Devemos receber a Cristo a fim de nos tornarmos filhos de Deus.
Somente Jesus pode limpar os nossos pecados e mudar nossa natureza; 1 Pedro 2:24: "Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados." Jesus tomou nosso lugar e derramou seu sangue a fim de nos lavar os pecados. Quantia alguma de "boas obras" pode lavar um único pecado ou trocar nossa natureza.
Salvação ocorre quando clamamos a Jesus, crendo, para nos salvar. Então ele entra em nossa vida e nos tornamos filhos de Deus com uma nova natureza.
Embora a salvação não seja pelas obras, a salvação verdadeira sempre produz mudança de vida. Cristo entra mediante convite pessoal, como Senhor e Salvador para mudar nossa vida e viver sua vida por intermédio de nós.
A salvação é instantânea!
Deus o ama e deseja que você saiba que a salvação é instantânea. No momento em que nos arrependemos, que deixamos nossos pecados e nos voltamos para Jesus, ele nos salva. Como diz o hino: "Tal qual estou, eis-me aqui Senhor, pois o teu sangue remidor..." Cristo disse ao ladrão não batizado e não salvo, na cruz, (uma resposta instantânea de salvação ao clamor confiante do ladrão): "Hoje estarás comigo no paraíso" -- Lucas 23:43. (Paraíso é o mesmo lugar que Paulo viu como o céu de Deus, 2 Coríntios 12:2-4.) Jesus garantiu a salvação de uma prostituta: "A tua fé te salvou; vai-te em paz" -- Veja Lucas 7:50. Salvação instantânea.
A salvação inclui o aceitar a Jesus Cristo tanto como Senhor (Deus, Senhor, novo gerente de nossa vida) e Salvador. Envolve a crença de coração (o centro de nosso ser que rege, governa e escolhe). Romanos 10:9: "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo."
A salvação é simples
Deus o ama e deseja que você saiba que a salvação é simples. Romanos 10:13: "Por que: Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo." "O sangue de Jesus, seu Filho, [de Deus] nos purifica de todo pecado" -- 1 João 1:7.
Devemos, pessoalmente e com fé, clamar a Jesus para nos salvar. É assim que o recebemos. Se clamarmos assim, ele deve salvar-nos, ou Deus estaria mentindo, e Deus não pode mentir. Se Jesus nos amou a ponto de morrer para nos salvar, então desapontar-nos-ia quando invocássemos o seu nome? É claro que não!
Deus o ama e deseja que você seja salvo. Você gostaria de receber Jesus como seu Senhor e Salvador neste instante? Eis uma oração que você pode fazer agora mesmo com todo o coração:
"Senhor Jesus, entra em meu coração e em minha vida. Lava-me de todo pecado com teu sangue vertido. Faze-me um filho de Deus. Dá-me teu dom gratuito de vida eterna, e faze-me saber que estou salvo, agora e para sempre. Agora te recebo como meu único Senhor e Salvador pessoal. Em nome de Jesus. Amém."
Jesus o salvou ou ele mentiu? Ele tinha de fazer uma das duas coisas. Segundo Romanos 10:13, se você invocou, crendo Nele, Ele o salvou e você está limpo de seu pecado.
A salvação é certa
A pessoa pode saber que é salva não simplesmente pelo sentimento, mas porque a Palavra de Deus o afirma! Decore João 3:36: "Quem crê no Filho tem a vida eterna." O que é que você tem neste instante, segundo a Palavra de Deus? Para onde você iria se morresse neste instante, segundo a Palavra de Deus? " (Porque andamos por fé, e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor".
(2 Coríntios 5:7,8)
Se agora você sabe que Jesus o salvou, segundo sua palavra, por favor, tire alguns instantes agora e agradeça-lhe em voz alta o tê-lo salvo enquanto oramos.
1 João 5:13: "Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus."
Salvação é crer!
Escolha crer em Cristo, com sentimentos ou sem eles, e Ele lhe provará Sua realidade à medida que você der o passo da fé, crendo que Ele cumpriu Sua palavra e o salvou.
Três homens entram no mesmo elevador e querem ir para o sétimo andar. Um sorri, outro chora, outro tem o rosto impassível, sem emoções. Todos os três chegam ao sétimo andar, a despeito de seus sentimentos, porque acreditaram no elevador e se entregaram a ele. Assim também acontece com a confiança em Cristo -- com sentimentos ou sem eles. Ele o salvará instantaneamente e o levará aos céus.
A realidade de sua salvação mostrar-se-á em sua reação de amor em obediência ao seguir a Jesus Cristo. João 14:23: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra." Se você realmente foi salvo, você obedecerá!
Entre outras coisas, isto significa que você sairá do mormonismo e seguirá ao Cristo bíblico!
A salvação verdadeira produz boas obras e obediência a Cristo
Trabalhar pela salvação mostra incredulidade na suficiência de Jesus Cristo para nos salvar. Entretanto, a salvação verdadeira e a verdadeira fé, sempre produzem boas obras!
Tiago 2:20: "Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?"
Macieiras produzem maçãs. Os cristãos verdadeiros produzem boas obras. As maçãs são produtos da árvore e provam que é uma macieira. Mas já era macieira antes de produzir maçãs. Da mesma forma, as boas obras nunca produzem um cristão; meramente provam que essa pessoa é cristã. De acordo com 2 Coríntios 5:17: "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."
Devemos ter a salvação a fim de demonstrá-la, assim como devemos ter o carro antes de podermos demonstrá-lo!
Conclusão
Faz parte do trabalho Cristão o combate das falsas doutrinas que, freqüentemente, surgem no meio do povo de DEUS. Combatê-las é proteger o rebanho do SENHOR. O Apóstolo Paulo disse que DEUS o colocou para defesa do evangelho (Fp1. 16), principalmente contra as heresias do seu tempo. Este é o nosso compromisso, defender a fé cristã ou responder baseado na Palavra de Deus quando somos indagados a respeito da nossa fé. O Senhor Jesus deseja que nosso espírito, alma e corpo devem ser plenamente conservados irrepreensíveis para a sua vinda ” (1Ts 5.23). Não podemos perder tempo enquanto as Seitas e os Ensinos Heréticos se multiplicam nesta Terra. Precisamos entender que o veneno das Heresias é muito perigoso e tem levado muitos desavisados não somente à morte espiritual mas também à morte física. Quantas pessoas tem desistido desta vida, buscando no suicídio ou até mesmo no assassinato de seus próximos um “paraíso” que nunca irão encontrar. Quantas pessoas estão perdidas em Seitas que destroem seus filhos, seus entes queridos, seus amigos. Portanto precisamos estar preparados para arrebatar os perdidos nas “teias” das falsas doutrinas, alimentando-os com o verdadeiro conhecimento, baseado na Bíblia Sagrada, que tem poder para levantar a humanidade caída e lhe dar VIDA em abundância.
Obs: Quando falo de seita não significa que todas são heréticas.
Referências bilbliográficas
Enciclopédia
- Barsa Planeta Internacional Ltda 2005.
Bíblias
- Bíblia de Estudo Pentecostal, Revista e Corrigida, Edição de 1995, Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida.
- A Bíblia Anotada, Versão Almeida, Revista e Atualizada, Edição de 1994, com comentários de Charles Caldwell.
- Bíblia Vida Nova, Revista e Atualizada Edição de 1990, Traduzida por João Ferreira de Almeida. Comentários de Russell Shedd.
- Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas - Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados.
- Bíblia Grega, Edição de 1998 da Trinitarian Bible Society
Livros
- OLIVEIRA, R.F. (1987) Seitas e Heresias: um Sinal do Fim dos – Rio de Janeiro, RJ CPAD Casa Publicadora das Assembléias de Deus.
- Graham, B. (1965) O Mundo em Chamas, Editora Record.
- Rayford, J. (1995) A chave de Tudo, Editora CPAD - Casa Publicadora das Assembléias de Deus.
- Lanson, S.J. (1997) Fé sobre Fogo, Editora CPAD- Casa Publicadora das Assembléias de Deus.
- Silva, E. Soares, Testemunhas de Jeová, Comentário Exegético e Explicativo, vol II, Editora Candeia.
- MCDOWELL, Josh e STEWART, Don. Entendendo As Religiões Seculares. 2ed. São Paulo: Candeia, 1993.
- Manual de Doutrinas das Assembléias de Deus no Brasil -Conselho de Doutrina da CGADB - CPAD.
- Conhecendo as Doutrinas da Bíblia - Myer Pearlman - ed. Vida.
- Porque Devo Crer na Trindade - Robert Browman, Jr. - ed. Candeia.
- Poderá Viver para Sempre no Paraiso na Terra - Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e tratados.