terça-feira, 12 de abril de 2011

A inveja Mal Infernal


Inveja. Eis um dos sentimentos mais torpes e difíceis de serem eliminados da alma humana. Trata-se de um dos vícios que mais causa sofrimento à humanidade. Onde houver apego à materialidade das coisas, notadamente em seu significado, naquilo que o objeto de desejo simboliza em termos de bem-estar e status que, aí estará a inveja, sobrevoando os pensamentos mais íntimos qual urubu ou abutre insaciável, esfomeado pela carniça. A cobiça é o seu motor-contínuo.Há pessoas que se colocam como cães de guarda, sempre alertas ao menor ruído. Basta alguém se destacar em alguma área, por mais ínfima que seja e lá estará o invejoso, pronto para apontar o dedo e tentar minimizar o feito de seu próximo. Uma roupa diferente, um calçado da moda ou mesmo um brinco ou pulseira bem colocados, já torna-se motivo para elogios, nem sempre sinceros.
A acepção desta pequena palavra, contida no dicionário Aurélio, é deveras interessante. “Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem alheio.” Os Espíritos que perturbam a nossa relativa felicidade, erroneamente chamados de obsessores, a fim de nos ver nivelados ao seu estado de inferioridade moral, agem movidos pela inveja.Invejosos eram os fariseus e os saduceus na época de Jesus de Nazaré. Invejoso foi Judas. E Barrabás, ao se ressentir do carisma que o mestre possuía naturalmente em profusão, sem precisar lançar mão de artifícios, poses e posturas afetadas, às vezes até necessárias para um político profissional.Quantos reis e rainhas não foram massacrados, mortos em circunstâncias misteriosas, efeito direto dessa viciação moral? A chamada “puxada de tapete”, que ocorre nas empresas, nos vários locais de trabalho, inclusive na família e onde quer que se reúnam pessoas, sempre acontece sob inspiração desse vício hediondo e asqueroso.
O INVEJOSO EM AÇÃOO invejoso não suporta ver um novato invadir espaços que ele, em sua santa indolência, deixou de ocupar por pura incompetência e comodismo. Se sente atingido, usurpado e se agarra, com unhas e dentes, ao espaço que ele acha que é seu e somente seu. Uma sutileza interessante, já que o homem pré-histórico, movido pelo instinto brutal, destroçava o seu algoz, a fim de se apropriar de seus pertences. O tempo passou, a evolução se processou como convém à estrutura das leis naturais, mas o princípio permanece o mesmo.O invejoso passa para o boicote, vai minando com fofocas e pequenas atitudes estrategicamente montadas, a fim de destruir o novo trabalhador da Doutrina. Quer provar, ao menos para si mesmo, que o espaço é dele, e somente dele.
INSTINTO DEGENERADOA inveja é uma das facetas do instinto de destruição degenerado, estagnado, pois ela conduz o invejoso ao extermínio, ao transtorno e à ruína de si mesmo.“Puxa, que belo quadro, gostaria de tê-lo pintado!”“Que livro interessante, desejaria tê-lo escrito!”“Caramba, que sacada, por que não tive essa idéia antes!”Se o sentimento de surpresa diante de uma obra, de um feito ou de uma rara virtude for digno e generoso, não há inveja. Trata-se apenas de um incentivo, um grande estímulo para que nos empenhemos em adquirir novas virtudes, produzir quadros mais belos se formos artistas, textos mais requintados se formos escritores, tortas mais saborosas se formos um mestre-cuca.
O décimo mandamento exige banir a inveja do coração humano. Quando o profeta Natã quis estimular o arrependimento do rei Davi, contou-lhe a história do pobre que possuía uma única ovelha, tratada como sua própria filha, e do rico que, apesar da multidão de seus rebanhos, invejava o primeiro e acabou roubando-lhe a ovelha. A inveja pode levar às piores ações. E pela inveja do demônio que a morte entrou no mundo.
O primeiro pecado dos filhos de Adão e Eva foi cometido por inveja: Caim matou o irmão Abel(cf. Gen 4). Pior do que um homicídio (assassinato de um homem), o crime de Caim, movido pela inveja, foi um fratricídio (assassinato de um irmão). Também por causa da inveja os filhos do patriarca Jacó venderam o seu filho caçula, José , para os mercadores Do Egito. Também por causa da inveja, vimos o rei Saul odiar a Davi e caçá-lo como se fosse um animal a ser morto.(cf. 1Sm 18,8;19,1).
Diante disto temos que nos acautelar diante dela; uma vez que movidos por ela somos levados a praticar muitas injustiças. Quantas fofocas, maledicências, intrigas, brigas, rivalidades, calúnias, ódios, etc., acontecem por causa de uma inveja. O pior de tudo para nós cristãos, é constatar que ela se entranha até mesmo nas obras e nos filhos de Deus. Podemos dizer seguramente que muitas rivalidades e disputas que surgem também no coração de muitos, tristemente, são causadas pela inveja, ciúme e despeito.
Precisamos aprender a fazer com que a felicidade do próximo seja um motivo a mais para sermos felizes, e não o contrário. A inveja é uma perversão. Para entender melhor veja o que nos diz um Sábio sobre este terrível sentimento:
“Terrível mal da alma, vírus da mente e fulminante corrosivo do coração, é invejar os dons de Deus que o irmão possui, sentir-se desafortunado por causa da fortuna dos outros, atormentar-se com o êxito dos demais, cometer um crime no segredo do coração, entregando o espírito e os sentidos à tortura da ansiedade; destroçar-se com a própria fúria!”
Agamenon Lima

6 comentários:

  1. Segundo o dicionário Aurélio inveja é: Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem - Desejo violento de possuir o bem alheio já pensou que coisa horrenda chegar ao ponto de desejar a felicidade do outro? A inveja é tão vil e vergonhosa que ninguém se atreve a confessá-la e no lugar onde é semeado inveja, as idéias nascem mortas.
    A inveja é o mais dissimulado dos sentimentos humanos, não só por ser o mais desprezível mas porque se compõe, em essência, de um conflito insolúvel entre a aversão a si mesmo e o anseio de autovalorização, de tal modo que a alma, dividida, fala para fora com a voz do orgulho e para dentro com a do desprezo, não logrando jamais aquela unidade de intenção e de tom que evidencia a sinceridade.As formas de dissimulação são muitas, mas a inveja essencial, primordial, tem por objeto os bens espirituais, porque são mais abstratos e impalpáveis, mais aptos a despertar no invejoso aquele sentimento de exclusão irremediável que faz dele, em vida, um condenado do inferno. Riqueza material e poder mundano nunca são tão distantes, tão incompreensíveis, quanto a amizade de Abel com Deus, que leva Caim ao desespero, ou o misterioso dom do gênio criador, que humilha as inteligências medíocres mesmo quando bem sucedidas social e economicamente. Por trás da inveja vulgar há sempre inveja espiritual.Não podemos permitir que esse sentimento terrível exista na vida do cristão.Vamos ensinar e viver sempre a verdade!

    ResponderExcluir
  2. Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada a um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação a outra.

    A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver".

    Entretanto, a inveja não é uma característica intrínseca do gênero humano ela é fruto do egoísmo, em uma sociedade concorrencial.

    Os indivíduos, em contraposição, disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem uma reação dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos, isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".

    A inveja é um produto social e histórico, sentimento esse arraigado no capitalismo no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria a arma dos "incompetentes".

    Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.Que estejamos cobertos com o Sangue de Jesus!

    ResponderExcluir
  3. Meu querido amigo e pastor Agamenon, Eu louvo a Deus pela tua vida e louvo a tua ação, pela postagem de tão rica mensagem! Um tema tão esquecido pelos pregadores, e cuja divulgação desse ensino Bíblico,se faz tão necessária! Quantas pessoas confessam o nome de Jesus, na maioria das vezes até membros de uma igreja evangélica, mas infelizmente, vivem atingidas por esse vírus malígno da inveja. Lembro-me do caso de Miriã, quando sentiu inveja de Moisés e logo a lepra tomou conta do seu corpo e ela foi obrigada a ficar fora do arraial. A inveja é como a lepra, mas as pessoas invejosas, não se dão conta disso. Vivem no meio do povo de Deus, causando graves prejuísos. Distruindo e sendo destruídos. Essas pessoas, enquanto não vê as suas vítimas destruídas, não sossegam. Lembro-me também do caso do profeta Daniel, em Babilônia, quando o rei Assuero o constitui príncipe sobre cento e vinte presidentes, e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino, mas de repente, apareceram os invejosos, procurando ocasião contra ele. Como não encontraram, porque a Bíblia diz que ele tinha um espírito excelente, e nele não havia culpa alguma e nenhum vício, porque ele era fiel, foram procurar alguma culpa na própria lei de Deus; e então, premeditadamente, pediram ao rei que estabelecesse uma lei, na qual eles pudessem acusar a Daniel, e lançarem o mesmo na cova dos leões, mas como Deus tinha um propósito na vida do seu servo, ele foi guardado dentro da cova dos leões famintos! Quando Daniel foi tirado com vida da cova, chegou a vez dos invejosos, e os mesmos foram destruídos pelos leões, porque a Bíblia diz que aquele que abre uma cova, nela cairá. Aquele que é temente a Deus, é guardado; na cova ou fora da cova, porque Deus não impediu que Daniel fosse lançado na cova, mas impediu que ele morresse na cova. Uma coisa que me deixa um tanto pensativa é que as pessoas tem tanta inveja dos talentos de Deus e da unção de Deus na vida dos seus servos, mas ninguém tem inveja das lutas e das provas que os mesmos sofrem em seu dia a dia. E quando um servo de Deus está passando pelas provas, muitos fogem. Ficam só de longe acusando e até afirmando que os mesmos estão sendo castigados por Deus por algum pecado cometido, mas quando veem os servos de Deus sendo abençoados, eles aparecem para tentar destruir. Que Deus derrame sobre o seu povo mais e mais da sua unção, e que traga libertação para aqueles que ainda estão presos pelo pecado, porque a Bíblia diz que quem comete pecado, é escravo do pecado.

    ResponderExcluir
  4. A Inveja é mais ignorante dos sentimentos. O invejoso acumula as caractéristicas de incompetente e falso.

    Incompetente, por que se tem inveja é porque não tem capacidade de alcançar o que o outro alcançou, e falso porque na maioria das vezes se utiliza de metodos enganosos para se encobrir.

    É interessante e verdadeiro o ditado que diz: "não me inveje, trabalhe."

    A verdade é que temos que louvar a Deus pelo crescimento do proximo e trabalhar para que também possamos alcançar nossos objetivos.

    Não devemos basear a nossa vida no que os outros são ou pensam. A melhor maneira de se alcançar o sucesso é ser autentico.

    "Elogios não me elevam, ofensas não me rebaixam, sou o que sou e não o que pensam sobre mim"

    Deus te abençoe pai, continue postanto mensagens interessantes como essa.

    ResponderExcluir
  5. Paz do Senhor
    O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos. Prov. 14:30.
    A palavra inveja, em hebraico quinah, significa literalmente ambição desmedida. No conceito bíblico, é uma doença da alma. Salomão a chama de “podridão dos ossos”. Talvez porque a podridão estraga lentamente o que toca. Você não percebe. Quando abre os olhos, tudo está decomposto.
    João Crisóstomo costumava dizer: “Da mesma forma que a traça destrói uma roupa, assim a inveja consome a vida.”
    A inveja dói não pelo que você carece, mas pelo que os outros têm. Nasce da comparação. O que tortura o invejoso é a idéia absurda de que os outros são mais felizes do que ele. O apóstolo Paulo disse aos Coríntios: “Por que não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmo e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez.” II Cor. 10:12.
    Insensatez é o contrário de sabedoria. É tolice e irracionalidade, mas controla a vida de muita gente. Domina e subjuga as emoções a ponto de incapacitar para a felicidade. Uma pessoa invejosa sofre no silêncio do coração, agoniza por dentro, chora às ocultas.
    Como toda doença, a inveja tem remédio. Porém, sendo uma enfermidade da alma, sua cura é mais do que emocional ou mental, é espiritual. Quando você vai a Jesus e abre o coração a Ele, o Senhor abre os seus olhos para uma nova dimensão da vida. Você vê desafios, metas, montanhas altas para escalar. Não perde tempo olhando para os lados. A sua luta não é contra os outros. É consigo mesmo. O sucesso dos outros não lhe dói mais. Está pronto para voar pelo azul infinito da felicidade.
    Você e eu temos uma longa jornada de crescimento interior. Mas não estamos sós. Não se atreva a iniciar o processo de recuperação sozinho. Se o fizer, corre o risco de parar no deserto do cinismo espiritual.
    Abra os olhos para o sol e para a vida. Veja as maravilhas da criação. Você é parte dessa maravilha. O alvo de sua vida não é chegar aonde os outros chegam, mas atingir o plano divino para você. Seja feliz porque “o ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos”.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro amigo, uma das terríveis coisas que afetam a humanidade é sem dúvida a inveja. Mas uma coisa que me dói muito é a inveja dentro da igreja. Meu Deus! Que coisa horrível! Não sei se vc já passou por isso, mas eu com certeza. Imaginamos, um irmão começa a se destacar por fazer algo na igreja, logo aparece os invejosos e tentam detoná-lo ou puxar o tapete dele, como dizem. Outro caso, e este é pior ainda: o obreiro é mandado para dirigir uma congregação e lá o Senhor começa a abençoá-lo, fazendo com que seu ministério prospere, e aí alguns colegas crescem o olho em cima dele e começam a boicotá-lo.
    Pr. Agamenon, imgina: inveja dentro do ministério. Deus nos guarde dos invejosos. Parabéns pelo importante assunto aqui abordado.
    Abração!

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário. É muito importante para mim sua participação. Que Deus lhe abençoe e guarde.