sábado, 1 de agosto de 2009

O que fazer quando não se sabe o que fazer?



Estava pensando sobre este tema e isto já faz semanas... Esta frase esta inculcada, e comecei a me lembrar de varias vezes quando estamos em situações complicadas, verdadeiros “becos sem Saídas” Nesses momentos somos tomados por uma angústia que entorpece nossa sensibilidade, envenenando-nos com uma dose mais forte de ansiedade, cegando-nos com a "ilusão óptica" de que não há mais solução para nós. Sentimo-nos perdidos, abandonados, sozinhos num deserto de "crises existenciais". E ai o que fazer?
Quando o povo de Israel ao sair libertos do cativeiro de faraó e estando a beira do grande Mar vermelho inicio da caminhada tiveram grande medo e pavor diante daquele obstáculo, grande muro de águas e não tinham pra onde correr, estavam cercados e na verdade precisavam de uma saída mais o que fazer? Não sabiam o que fazer! Na verdade não tinham nada a fazer, nadar? Enfrentar o mar? Isto seria um suicídio em massa... Mais pararam diante da grande muralha de águas, e o grande líder Moises que após alguns minutos de muita preocupação (porque faraó estava vindo para resgatá-los novamente, pois havia “arrependido” de ter os deixados ir)... Fez exatamente o tinha que fazer, buscar auxilio em quem poderia o ajudar, clamar a Deus era a solução mais favorável, Foi quando Deus clamou dos céus:-"Moises porque clama a mim? Diga ao povo de Israel que marche", mais como marchar? Diante do mar somente se acontecesse um milagre e foi o que aconteceu por intervenção divina o grande mar se abriu em duas partes e bem no meio um grande caminho aberto, onde a partir daí o povo já sábia o que fazer. Tinham ouvido a voz de Deus e não restava menor duvida que precisavam entrar naquele caminho até sair do outro lado. E lá do outro lado também puderam glorificar a Deus por terem presenciado aquele grande milagre. E mais, quando Faraó viu aquele caminho aberto dentro do mar, ele pensou rápido “se o caminho está aberto podemos passar também”, grande foi o desastre por entrar no caminho que Deus abriu para seu povo, Faraó e todo seu exercito quando já estavam no meio do mar tiveram suas vidas ceifadas porque o mar se fechou. O caminho que estava aberto foi apenas para o povo de Israel passar. Gloria a Deus !
Penso que todos em algum momento da vida já vivenciaram situações como essa que requer uma atitude nossa e nós não sabemos como agir, o que fazer... O que fazer quando não se sabe o que fazer?! Parece irônica essa pergunta, não é?!
Quero aqui ressaltar algumas situações que nos advêm nestes momentos: desespero, intranqüilidade, ansiedade, são fatores que chegam e nos deixam mais desconcertados. O desespero pode fazer a pessoa tomar decisão errada o que muitas vezes piora ainda mais o estado em de quem esta passando por este problema. A intranqüilidade e a falta de paz muitas das vezes fazem o individuo ficar desequilibrado e por isto tudo, que faz não dá certo. Deve se aprender que a busca da “Paz de Deus que excede todo entendimento, e guardar nossos corações e sentimentos em Cristo Jesus”. Isso traz de volta a nossa vida, o equilíbrio emocional, que gera condições de agirmos com sensatez, calma e confiança.
Portanto caro leitor, Se você hoje ainda não sabe o que fazer em determinada situação, espere, então, pelo tempo de Deus. Se você confiar em Deus no tempo oportuno, Ele te conduzirá no que você terá que fazer. Outra coisa linda que quero registrar foi o que o apostolo Paulo escreveu em sua carta aos romanos no capitulo oito e verso 28 “ todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” ou seja todos os questionamentos, duvidas, problemas que estão sendo difíceis de suportar... Tudo esta sendo visto por Deus que sabe trabalhar e trabalha para que a vitoria daqueles que Nele confiam seja maior que o esperado. Creia que existe um Deus nos céus que não quer que tomemos decisões erradas ou fiquemos no meio do caminho, frustrados, arrasados e sem sabermos o que fazer. Se não sabemos o que fazer,devemos esperar em Deus, Crermos que Ele tem o melhor para nossos acertos. Deus te abençoe em nome de Jesus!


Pastor Agamenon Lima
Bela vista de minas,01 de agosto de 2009

5 comentários:

  1. Lendo seu artigo eu me lembrei de diversas vezes em que me vi assim, sem saber o que fazer, sem ter o que fazer ou sem saber a quem recorrer... é horrível a sensação de impotência e de desaponto que sentimos nesse momento.
    Muitas vezes eu cheguei a sentir que até Deus tinha me abandonado, mas foi exatamente nesses momentos que eu percebi, depois que passou, que Deus estava me carregando e que sem Ele eu não teria conseguido.
    Por isso eu digo a qualquer pessoa hoje, quando estou em crise e me perguntam o que farei, respondo: nada.
    Eu não faço mais nada que Deus não esteja na frente e que Ele não me oriente porque apenas com a orientação dEle é que eu sei que não errarei.
    Loucura? Pode ser mas quem disse que Deus não apoia quem é louco?

    ResponderExcluir
  2. Legal amiga. Obrigado pela presença que sem dúvidas e sempre bem vinda, pois ter comentários de alguém como voce aqui so faz com que o blog fique mais rico. Volte sempre que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Shalom!

    1. Uma alegria conhecer seu blog. Que o Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti.

    Medite em Colossenses 3.16

    Nele, Pr Marcello Oliveira

    P.s> Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

    E veja o texto: EIRENE – O melhor da Vida

    ResponderExcluir
  4. Hoje me encontro nessa situação.Me sinto impotente,fragilizada sem saber que rumo tomar na minha vida.Sinto-me desapontada por me empenhar com tanta dedicação em meus objetivos e nada acontece,daí me tornei alvo fácil de um irmão que me persegue sistematicamente por não compartilhar com seus desatinos.Estou vulnerável
    a ponto de não conseguir orar como devo,mas não deixo de agradecer a Deus por 2 amigas e minha mãe que me apoiam.Contudo, não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  5. Pastor gostaria de compartilhar essa canção com todos que acompanham seu blog.Ela me fez muito bem.
    http://www.youtube.com/watch?v=7yuGoh5xjCg

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário. É muito importante para mim sua participação. Que Deus lhe abençoe e guarde.