sábado, 6 de março de 2010

O Novo NÃO Anula o Velho Testamento





Podemos dizer que toda a Bíblia, é a “carta magna ou o “manual do construtor do ser humano”, foi inspirada por D’us, e transmitida a humanidade, sendo o fundamento perfeito para a vida dos homens. Foram muitos Escritores – Mas só Um Autor. Esta é a mais verdadeira e absoluta verdade sobre as escrituras.
A Bíblia teve seu início com Moshé (Moisés), no período do Êxodo e inicia relatando a revelação de Deus sobre a Criação. Pelo seu Espírito Santo ele moveu homens para escreverem a Bíblia, sempre com um objetivo: Revelar o Messias, Yeshua (Jesus o Cristo).
Como Deus é o autor, não podemos criar um princípio teológico com base apenas em um só versículo ou texto. Martinho Lutero, no século XVI, costumava dizer que a Bíblia interpreta a própria Bíblia, por isso encontramos referências bíblicas nos rodapés da Bíblia, cuja objetivo é mostrar passagens que se completam, umas às outras, embora escritas com diferença de centenas de anos.
Algumas pessoas confundem comentários com o que o Senhor está falando. Quando a Bíblia foi escrita, originalmente ela não tinha nem capítulos e nem versículos. Na tradução da septuaginta que foram colocados os capítulos e versículos para facilitar a localização dos textos que se complementam. Há dois testamentos na Bíblia: Velho Testamento e o Novo Testamento.
O VT é a antiga aliança que Deus fez com o homem, onde foram mostradas as Suas promessas e o meio para alcançá-las. No VT havia rigorosa obediência à LEI, chamada de Torah(Hebraico) e Pentateuco(Grego).
Várias promessas eram específicas para a nação israelita daquela antiga época, tais como a posse da terra de Canaã e a volta do cativeiro babilônico. Entretanto, várias delas, senão quase todas, são válidas até os dias de hoje, e o meio de alcançá-las foram reveladas por Deus no NT.


Lendo, por exemplo, Deuteronômio 28, você encontrará bênçãos e maldições. As maldições eram e são para quem desobedesse a Palavra do Senhor e a continua desobedecendo.
Mas O Cristo de D´us levou sobre si o castigo e todas as suas mazelas, e por isso hoje você pode desfrutar das bençãos do Eterno. Claro que estou falando para quem já o confessou como seu Senhor e seu único Salvador.
Livros da Bíblia


Na Bíblia também encontramos várias divisões de livros, vejamos pois:
Velho Testamento


Existem 5 divisões e 39 livros


1)Torah: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. (5)


2)Históricos: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. (12)


3)Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. (5)


4)Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.(5)


5)Profetas Menores: Oséias e até Malaquias.(12)
Novo Testamento


Existem 5 divisões e 27 livros


1)Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.(4)


2)História: Atos (1)


3)Epístolas: Cartas Paulinas:Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e I Timóteo, Tito e Filemon. (13)


4) Cartas Gerais: Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I - II e III João, Judas. (8)


5) Livro Profético: Apocalipse (1)
Esta é a relação de livros que constam na Bíblia, com um total de 66 livros. Mas a Bíblia católica é diferente, pois tem um acréscimo de 7 livros, que eles chamam de “apócrifos” ou “deuterocanônicos”, mas são mais conhecidos de modo geral como apócrifos. Isto porque não constam nos originais mais aceitos. Os originais da Bíblia, que são mais aceitos foram escritos nas seguintes línguas:


- Velho Testamento – Hebraico (a maior parte) e aramaico (Daniel, Ester e alguns poucos textos);


- Novo Testamento – Aramaico (Mateus, passado depois para o grego) e Grego.


Não se pode esquecer nunca é que mesmo usando o aramaico e o grego para escrever a bíblia, a cultura, o costume e os ensinamentos sempre eram os judaicos.


Com isso tiramos e retiramos toda dúvida de qualquer cultura e costumes pagãos como obediencia a bíblia, pois a palavra do Senhor não aceita formas pagãs como meio de adorá-lo. Também para uma boa interpretação das escrituras se faz necessário o conhecimento da cultura e costumes judaicos, pelo menos o básico.
Se não tiver este conhecimento corre-se o risco de “interpretar mal”, até mesmo usando interpretação própria e conforme a cultura local e não o que realmente o Senhor estava ensinando nos textos referidos ou de usá-los fora do contexto. Pois o pensamento judaico e a cultura se difere e muito de outras culturas pagãs (que não ajuda nada na interpretação bíblica).
Bíblia – É um Livro de Fé.
A finalidade da Bíblia não é contar uma história de homens, mas relatar o mover de Deus na história da humanidade, despertando a fé nos homens. A Bíblia é o livro mais lido no mundo inteiro e já está


traduzido para centenas de idiomas e milhares de dialetos.
Como já visto, se aquele que é filho de Deus quer alimentar sua fé ele deve examinar a Palavra de Deus. Pois este é o método de Deus para o crescimento da fé.
A Bíblia é a Palavra de Deus, porque foi inspirada por Deus. Em nossa Bíblia somente dois livros não têm a palavra Deus ou um dos nomes de Deus escrito: Ester e Cantares de Salomão. Mas estes livros estão em nossa Bíblia porque o primeiro, Ester, narra como a potente mão de Deus preservou o seu povo, Israel. Mesmo sem estar escrito o nome Deus, pode-se perceber que Deus está por detrás dos eventos ali ocorridos.
Já Cantares, demonstra o relacionamento saudável do noivo e da noiva, figuras de Cristo e da Igreja. Ao mesmo tempo este livro nos apresenta um relacionamento especial entre o homem e a mulher no casamento, instituição fundada e abençoada por Deus.
Bíblia – É um Livro de Prática.
Não é um livro para ficar em cima da estante ou algum outro tipo de móvel aberto em algum livro de Salmos. Mas se trata de um livro que quando o abrimos e deixamos seus ensinamentos entrarem em nosso coração, ela se torna vida e nos faz viver em harmonia com o Senhor que é Soberano.
A Bíblia não é a regra de prática para o crente. O nosso proceder deve sempre estar pautado nas Escrituras Sagradas.
Salmo 119: 16,: “Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra”.


Salmo 119:105, nos diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”. Ainda aos jovens, o mesmo Salmo orienta no verso 9: “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra”.
O crente em Jesus não deve imitar os conceitos errados do mundo, mas deve seguir as regras da Bíblia. Obedecer a Palavra de Deus não é uma questão de sentimento, mas uma questão de fé e obediência. É por isto que devemos obedecer as escrituras em sua totalidade pois para aquele que serve ao Senhor, é verdadeiro que a Bíblia é a nossa única regra de fé e prática. Se cremos na palavra de Deus, então praticamos seus ensinos conforme está escrito em I João 5: 3.
Medite na Bíblia que é a Palavra de Deus
É importante que aprendamos a guardar a Palavra de Deus em nosso coração. E como se faz isto? Memorizando versículos bíblicos. O ser humano costuma lembrar sempre das coisas que são várias vezes repetidas. Assim, se você quer guardar versículos da Bíblia, aprenda a repeti-los sempre, de preferência ore sempre usando a Palavra de Deus, ou seja, usando os versículos bíblicos que você já memorizou.
Quando um crente ora e declara a Palavra de Deus, as coisas acontecem com mais facilidade, pois a Palavra é a promessa de Deus, e tudo que está escrito se cumpre, pois Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre. No Salmo 119:89 está escrito: “Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está firmada nos céus”. Neste texto podemos perceber que o cartório de Deus é o céu, onde ele está garantindo o poder da Palavra Dele.
A respeito de algumas seitas e ainda de alguns deturpadores das escrituras temos que entender que tanto o velho testamento como o novo testamento fazem parte da bíblia.
Se por acaso alguém disser que o velho testamento não tem mais validade é um grande sinal de ignorância, e denota falta de entendimento, e quem assim procede está preso no laço da heresia.
Quando alguém diz que o velho testamento não tem mais validade, é por ele está com medo das leis, no sentido de não entendê-las ou mesmo de enxergá-las como algo impossível de ser cumprida.
Eu pergunto: será que estas leis são dos homens ou são de D´us? As leis são boas, o não cumprimento é falta de obediência e se torna juízo para aquele que não a cumpri.
Um laço muito forte ou uma das artimanhas de Satanás, nos nossos dias, e que faz parte da doutrina de algumas igrejas, ditas evangélicas, é dizer em alto e bom som : “A Lei foi abolida, não se deve obedecer às Leis do Senhor impostas no VT, pois estamos na graça, e Yeshua (Jesus) cumpriu por nós”, em outras palavras, prega-se a anulação do VT. Será que o Criador dos Céus e da Terra errou ao deixar escrito o Velho Testamento? E que o VT não tem mais valor algum?
É de suma importância ressaltar que existem algumas coisas que não se deve fazer mais, as quais são encontradas no VT, tais como: sacrificio pelo pecado, matar animal e oferecê-lo a D´us. Mas existem as promessas que são irrevogáveis, como por exemplo, o primeiro mandamento com promessa, “Honrar aos pais e prologar-se-ão os seus dias de vida na terra”.
A maioria das pessoas confundem estar na graça e no tempo da graça com Lei, ou tempo da Lei.(conforme argumento de alguns). A lei nunca passará, pois a palavra do Senhor durará para todo o sempre. O fato de estar na graça não anula a Lei.
Afirmar que o VT não tem mais validade, demonstra uma falta de conhecimento bíblico e uma ignorância eclesiástica (das escrituras).
Deus não criou as leis e depois se arrependeu, como que tendo que reformulá-las, fazê-las de novo, colocando uma imenda ou coisa parecida. Como acontece com os governos e seus governantes que vivem errando e são obrigados a corrigirem suas leis, decretos e projetos de leis. O Senhor não precisa disso.
O fato de Yeshua (Jesus) ter nascido não anula o velho testamento. Lembrando que no original não existe esta divisão.
O mais lindo é que Deus sabe todas as coisas e Nele não existe variação, como existe nos homens e em seus corações maliciosos, que muitas vezes mudam as verdade bíblicas.
Veja no novo testamento (e não no velho), pra não deixar nenhuma dúvida de que a bíblia é tremenda, em II Timóteo 3:16: “Toda a escritura é inspirada por D´us....”.
Não tenha dúvida meu irmão que TODA ESCRITURA É INSPIRADA PELO SENHOR, não existe na Bíblia nenhum versículo ou texto que anule o VT, quem faz este tipo de afirmação, o faz baseado em que texto ou versículo?
Em I Timóteo 4:1 “... diz que nos últimos dias homens por obederem espíritos imundos mudariam as escrituras”, dando novo sentido, tome cuidado com isso, espere no Senhor e ouça a voz do Espírito Santo, e fique com o que diz a bíblia, não baseie seus estudos em comentários humanos maliciosos.
Fique atento: Quem deseja que você não obedeça ou siga (ou viva) a escritura em sua totalidade? Quem tem prazer em mudar o entendimento do homem? Qual espírito está por traz desses argumentos?
Resumindo: O Novo Testamento não anula o Velho Testamento, muito pelo contrário, o NT o confirma.
Fique com a paz que excede todo o entendimento.



Pastor Marcos Ben Shua

2 comentários:

  1. Primeiramente ao adentrar nesta página reconheço seu valor e a importância de seu autor para a nobre causa do Senhor Jesus Cristo.
    Dito isso, quero convidar você que está lendo estas minhas palavras, a prestar um pouco mais de atenção as revelações do Espírito Santo Verdadeiro em nossos dias.
    Por se tratar de um assunto de interesse universal, pediria sua amável atenção, em uma breve, mais com certeza, produtiva visita ao nosso blog, onde estão depositadas Revelações do Senhor Jesus Cristo, para as quais peço encarecidamente que nos ajude a divulgar. Pois estamos vivenciando um memento muito sensível da palavra profética. Desde já suplico as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo Verdadeiro sobre todo aquele que atender esse nosso chamado em nome do Senhor Jesus Cristo. Clique em martins111 - João Joaquim Martins.

    ResponderExcluir
  2. É MUITO BOM LER SOBRE JESUS! OBRIGADA!

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário. É muito importante para mim sua participação. Que Deus lhe abençoe e guarde.