Ao analisar o texto escrito em Gálatas cap. 5 e versículo 22 deparo com o ensino do apostolo Paulo sobre o fruto do espírito; mais, o que quero frisar é sobre a palavra benignidade e ou delicadeza conforme a tradução bíblica. Isto me chama a atenção profundamente, pois vejo tanta falta de consideração e educação das pessoas, a convivência esta ficando cada dia mais difícil e o que vemos diariamente é uma falta de senso de humor terrível, parece que as pessoas não se entendem, falta literalmente a delicadeza. Atente para Cl 3.12: "Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência". A Bíblia diz "vestir" – Deus está dizendo é: quando acordar pela manhã, é necessário vestir-se espiritual e emocionalmente também (quando, pela manhã, você decide o que vestir, deve também se perguntar: "Que tipo de atitude vou escolher hoje? – a Bíblia diz que a delicadeza é uma escolha, você pode escolher vestir todos os dias!" o que faz as pessoas sofrerem terrivelmente é o fato delas não escolher viver bem. Exemplo: se levanto pela manhã mau humorado e penso que posso sair distribuindo mau humor, dando mau respostas em todos e pensando que isto vai me satisfazer o ego e que vou maltratar as pessoas e que será apenas o meu próximo que vai ficar prejudicado estou completamente enganado. Isto será uma atitude que me levará a sofrer bastante, pois colhemos exatamente o que plantamos. Não posso me vestir desta atitude errada pensando que vou receber elogios por elas ou que mesmo assim vou receber carinhos e dedicações de quem esteja ao meu redor. Que é BENIGNIDADE ou DELICADEZA? – amor em ação, algo que se faz. Tem pessoas que pensam, porque devo Ser gentil ou delicado? Isto pode me prejudicar, alguém pode querer aproveitar disto e fazer-me sofrer... Mais quero lhe dar pelo menos duas razões para que você seja benigno ou delicado, primeiro porque Deus é super delicado para conosco, deu-nos excelente exemplo de delicadeza. O texto da Bíblia Viva, diz: "Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus". Está claro a delicadeza de Deus, quando aqui aparece a “Graça” que é favor imerecido e no final do texto mostra que a salvação e um presente de Deus a humanidade. Porque então tanta falta de delicadeza entre os homens? O outro motivo por que devemos ser gentis é o fato de querermos que as pessoas sejam gentis conosco (Jesus disse em Mt 7.12: "Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês...").
Se você for grosso com as pessoas, elas serão com você; mas se for gentil, elas vão querer ser com você. (Pv 11.17: "Quem age com bondade faz bem a si mesmo, mas quem pratica a maldade acaba se prejudicando"). Vale a pena sermos gentis, praticar a bondade, Semear amor e com certeza sairemos no lucro, afinal de contas e muito bom ser bem tratado e receber amor de quem está ao nosso redor; mais para isto é importante lembrar que quando praticamos a gentileza com alguém estamos prestando um favor a nós mesmos. Um poeta norte-americano disse que o coração gentil é o que mais se parece com Deus (devemos ser gentis, porque Deus o é conosco)!
Bela Vista de Minas, 13/03/2009
Pr. Agamenon Lima
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirvivemos uma atualidade onde as pessoas vivem tão inquietas com o corre -corre do dia -a dia que passam pelas outras como se não as conhecessem,sem nem mesmo oferecer um bom dia ou uma boa tarde.Essa mensagem vem nos despertar para sermos mais amáveis e prestarmos atenção em nossos atos.Como cristãos não podemos permitir que nada tire nossa comunhão com o próximo e que a cortesia e amizade seja uma constante em nossas vidas.É muito bom trabalharmos em um ambiente harmonioso em que todos educadamente se aceitem e convivam com as qualidades e defeitos dos outros sendo tolerantes com as fraquezas dos outros pois quem sabe o outro também não está sendo tolerante com nossos erros quando pensamos que estamos certos? A educação e o respeito não ocupam lugar e são sempre bem vindos em qualquer lugar e em qualquer ocasião.Pensemos sempre nisso!
ResponderExcluirGraça e Paz amado,
ResponderExcluirBela postagem... Com certeza o amor deve ser o controlador de todas as nossas palavras. Jesus ensinou que seus discípulos seriam conhecidos pelo amor; assim aprendo que sou sempre aceito na proporção em que amo de maneira genuína aqueles com quem convivo.
Um grande abraço.
Silvania Itaboray.
Oi amiga, Silvania Itaboray. Obrigado pelo cometário e presença em meu blog. Volte sempre. Isto ajuda muito na continuidade deste trabalho. Abraço e que Deus lhe abençoe rica e abundantemente.
ResponderExcluir