sábado, 14 de março de 2009

Porque devo ser benigno ou delicado?



Ao analisar o texto escrito em Gálatas cap. 5 e versículo 22 deparo com o ensino do apostolo Paulo sobre o fruto do espírito; mais, o que quero frisar é sobre a palavra benignidade e ou delicadeza conforme a tradução bíblica. Isto me chama a atenção profundamente, pois vejo tanta falta de consideração e educação das pessoas, a convivência esta ficando cada dia mais difícil e o que vemos diariamente é uma falta de senso de humor terrível, parece que as pessoas não se entendem, falta literalmente a delicadeza. Atente para Cl 3.12: "Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência". A Bíblia diz "vestir" – Deus está dizendo é: quando acordar pela manhã, é necessário vestir-se espiritual e emocionalmente também (quando, pela manhã, você decide o que vestir, deve também se perguntar: "Que tipo de atitude vou escolher hoje? – a Bíblia diz que a delicadeza é uma escolha, você pode escolher vestir todos os dias!" o que faz as pessoas sofrerem terrivelmente é o fato delas não escolher viver bem. Exemplo: se levanto pela manhã mau humorado e penso que posso sair distribuindo mau humor, dando mau respostas em todos e pensando que isto vai me satisfazer o ego e que vou maltratar as pessoas e que será apenas o meu próximo que vai ficar prejudicado estou completamente enganado. Isto será uma atitude que me levará a sofrer bastante, pois colhemos exatamente o que plantamos. Não posso me vestir desta atitude errada pensando que vou receber elogios por elas ou que mesmo assim vou receber carinhos e dedicações de quem esteja ao meu redor. Que é BENIGNIDADE ou DELICADEZA? – amor em ação, algo que se faz. Tem pessoas que pensam, porque devo Ser gentil ou delicado? Isto pode me prejudicar, alguém pode querer aproveitar disto e fazer-me sofrer... Mais quero lhe dar pelo menos duas razões para que você seja benigno ou delicado, primeiro porque Deus é super delicado para conosco, deu-nos excelente exemplo de delicadeza. O texto da Bíblia Viva, diz: "Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus". Está claro a delicadeza de Deus, quando aqui aparece a “Graça” que é favor imerecido e no final do texto mostra que a salvação e um presente de Deus a humanidade. Porque então tanta falta de delicadeza entre os homens? O outro motivo por que devemos ser gentis é o fato de querermos que as pessoas sejam gentis conosco (Jesus disse em Mt 7.12: "Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês...").
Se você for grosso com as pessoas, elas serão com você; mas se for gentil, elas vão querer ser com você. (Pv 11.17: "Quem age com bondade faz bem a si mesmo, mas quem pratica a maldade acaba se prejudicando"). Vale a pena sermos gentis, praticar a bondade, Semear amor e com certeza sairemos no lucro, afinal de contas e muito bom ser bem tratado e receber amor de quem está ao nosso redor; mais para isto é importante lembrar que quando praticamos a gentileza com alguém estamos prestando um favor a nós mesmos. Um poeta norte-americano disse que o coração gentil é o que mais se parece com Deus (devemos ser gentis, porque Deus o é conosco)!
Bela Vista de Minas, 13/03/2009
Pr. Agamenon Lima

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. vivemos uma atualidade onde as pessoas vivem tão inquietas com o corre -corre do dia -a dia que passam pelas outras como se não as conhecessem,sem nem mesmo oferecer um bom dia ou uma boa tarde.Essa mensagem vem nos despertar para sermos mais amáveis e prestarmos atenção em nossos atos.Como cristãos não podemos permitir que nada tire nossa comunhão com o próximo e que a cortesia e amizade seja uma constante em nossas vidas.É muito bom trabalharmos em um ambiente harmonioso em que todos educadamente se aceitem e convivam com as qualidades e defeitos dos outros sendo tolerantes com as fraquezas dos outros pois quem sabe o outro também não está sendo tolerante com nossos erros quando pensamos que estamos certos? A educação e o respeito não ocupam lugar e são sempre bem vindos em qualquer lugar e em qualquer ocasião.Pensemos sempre nisso!

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz amado,
    Bela postagem... Com certeza o amor deve ser o controlador de todas as nossas palavras. Jesus ensinou que seus discípulos seriam conhecidos pelo amor; assim aprendo que sou sempre aceito na proporção em que amo de maneira genuína aqueles com quem convivo.
    Um grande abraço.
    Silvania Itaboray.

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, Silvania Itaboray. Obrigado pelo cometário e presença em meu blog. Volte sempre. Isto ajuda muito na continuidade deste trabalho. Abraço e que Deus lhe abençoe rica e abundantemente.

    ResponderExcluir

Deixe seu cometário. É muito importante para mim sua participação. Que Deus lhe abençoe e guarde.